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Altas temperaturas, como se hidratar e o que comer?

Altas temperaturas, como se hidratar e o que comer?A Primavera chegou com temperaturas elevadas e atualmente, com a rotina de higiene pessoal acentuada, o uso constante de álcool gel e máscaras faciais, nossos cuidados com a saúde devem ser intensificados.

Com o aumento da temperatura, aumenta também a temperatura do nosso corpo. É nesse momento que o corpo elimina o suor, com o objetivo de manter a temperatura adequada do organismo. Com o suor perde-se água e sais minerais que são essenciais para o funcionamento do organismo.

A água faz parte de todos esses mecanismos. Inclusive para respiração, coração, rim e todos os outros órgãos funcionarem. Eliminamos em torno de 2,5l de água por dia pela urina, fezes, respiração e transpiração. Precisamos tomar de 2 a 3 litros de água por dia, mas será que somente a água hidrata o organismo?  A água é o único líquido que além de hidratar o organismo, limpa e não possui energia (caloria). O suco hidrata também, é ótimo em vitaminas e minerais, mas possui o açúcar das frutas, que se consumido em grande quantidade leva ao aumento de peso. O chá também é uma opção, ajuda na hidratação e quase não tem calorias se for consumido sem açúcar.

Em resumo, podemos sim hidratar o organismo com sucos e chás, mas não podemos esquecer da água. Ela tem que vir em maior quantidade ao longo do dia.

Os alimentos, principalmente frutas e vegetais tem um papel importantíssimo na hidratação, pois no suor também perdemos minerais. Então, nos alimentos hidratamos e nutrimos o nosso organismo. Nesta estação do ano fica muito mais gostoso ingerir saladas. Aproveite isso para melhorar o consumo de vegetais!

Para montar um prato equilibrado, devemos iniciar com uma salada bem variada de folhas e legumes (capriche nas cores!), ocupando metade do prato, ficando os outros 25% reservados a uma opção de carboidrato, de preferência integral (arroz integral, batata ou massas integrais) e 25% à proteína magra (soja, feijão, ervilha, grão de bico, lentilha, peixe, frango ou carne).

Agora é levar a sua garrafinha de água, alimentar-se corretamente e curtir tudo de bom que a primavera nos proporciona!!!

Fontes:
ANutricionista.Com - Cristiane Mara Cedra - CRN3 19470
bbel – bbel.uol.com.br