Atletas de Final de Semana

Atletas de Fim de SemanaA grande dúvida de muitos cidadãos é se exercitar-se apenas nos finais de semana oferece riscos a saúde, de acordo com especialistas realizar uma atividade só no fim de semana é melhor do que não fazer nada, porém é necessário respeitar nossos limites individuais e é ai que mora o perigo. A intensidade acima dos limites é um serio problema não só para os chamados “atletas de final de semana,” como também para qualquer praticante regular de atividade física, a partir do momento que não respeitamos os sinais de alerta que o nosso corpo está nos dando e continuamos a atividade mesmo sentindo dores estamos correndo o risco de ter sérias lesões e até mesmo problemas cardiovasculares. Por isso sentiu dores? É necessário parar a atividade imediatamente.

Atividade Física X Lesões

Na medida certa, a atividade fisica reduz o risco de morte por doenças cardíacas, hipertensão e diabetes. Ajuda no controle de peso e promove o bem-estar, mas se for praticada de forma excessiva sem respeitar os limites corporais individuais, poderá não ter esses beneficios e ainda aumentar os riscos de lesões. Entre elas estão:

  • Luxação;
  • Tendinite;
  • Contusão;
  • Entorse;
  • Distensão Muscular;
  • Fraturas;
  • Ruptura de tendão ou ligamento.

Como Praticar atividades aos Finais de Semana sem correr riscos?

O primeiro cuidado começa antes da atividade física. É necessário preparar o seu corpo para realizar o exercício que virá posteriormente, por isso recomenda-se reservar no mínimo 15 minutos para isso. Nesse tempo que foi reservado deve-se realizar alongamento tendo como foco os grupos musculares que serão mais requisitados no exercício, neste alongamento não se deve sentir dor, porém é necessário alcançar os seus limites. Para elevar a temperatura corporal e assim “aquecer” recomenda-se unir ao alongamento uma pequena caminhada ou trote.

Após essa primeira precaução é necessário sempre atentar-se aos sinais de alerta do nosso corpo, encerrando a atividade imediatamente se sentir dores ou qualquer mal-estar.

Recomenda-se também alimentar-se bem e corretamente antes da atividade física, evitando alimentos gordurosos, preferindo sempre alimentos leves, saudáveis e ricos em nutrientes e vitaminas, como: frutas, legumes, ovos, cereais, entre outros.

E o mais importante, pratique sempre que possível atividade física e sempre procure a orientação de um profissional de educação física especializado e devidamente credenciado.

Fonte:
www.maisequilibrio.com.br
www.confef.org.br