logo

(19) 3396-9695 | 3396-9685

Como retomar os treinamentos físicos e os cuidados os quais devemos tomar

Como retomar os treinamentos físicos e os cuidados  os quais devemos tomarDevido ao momento de pandemia, distanciamento e isolamento social, muitas pessoas continuaram sua rotina de treinamentos em casa, de maneira adaptada. Porém é grande o número de pessoas, que por algum motivo, acabaram deixando de manter a rotina com atividades físicas. Nesse texto, iremos dar algumas dicas em relação às pessoas que já treinavam, mas acabaram interrompendo essa rotina.

O principal cuidado que se deve tomar, é qual tipo de treinamento realizava, juntamente com volume (duração) e intensidade de treino. Quando se tem uma rotina de treino, o sistema neuromuscular está se adaptando, a cada novo estímulo que é realizado e ocorre a hipertrofia muscular, essa adaptação neuromuscular é armazenada na memória muscular. Quando se tem uma interrupção na rotina de treinamentos, o músculo sofre a atrofia, mas isso não quer dizer que se deve iniciar todo o processo novamente, apenas planejar corretamente o volume e a intensidade do treinamento.

Importante ressaltar, que de acordo com a atividade física que é praticada, irá sofrer novamente as Dores Musculares Tardia (DMT), que são as dores em músculos após o dia de treinamento que ocorre entre 24 a 72 horas após o exercício, variando em cada pessoa. Isso não impedirá de praticar a atividade física, mas deve ter um cuidado para que não lesione gravemente o músculo.

Por tanto, mais um motivo para destacar a importância de um profissional para planejar a rotina de treinos novamente, onde é capaz de identificar por meio de avaliações físicas, quanto é o limite de cada pessoa, e com um tempo ir modificando com novos e mais estímulos intensos, até que possa recuperar a forma física ou até mesmo que a desenvolva.

Movimente-se, busque uma atividade física que seja prazerosa para você!