Cuidados ao Treinar Durante o Verão

Cuidados ao Treinar Durante o Verão

No verão, se exercitar ao ar livre pode exigir cuidados especiais. Sol intenso e temperatura elevada geram um estresse a mais para o corpo. Além dos cuidados com a proteção solar, outro fatores podem influenciar no seu rendimento. Até mesmo quem treina em ambiente fechado, como academia, deve manter hidratação e alimentação adequados.

Com o calor excessivo nosso corpo desidrata com mais facilidade, e praticar exercícios pode agravar os sintomas de desitratação.

Sintomas de desidratação

Sede, fadiga prococe, tonturas e sonolência são os primeiros sintomas que quem pratica atividade física deve ficar atento. Isso ainda pode vir associado à dor de cabeça e taquicardia quando a desidratação já esta em nível médio.

Hidradatação em pequenos goles, é simples e funciona bem, procure beber pequenos goles de água (ou isotônico) em intervalos regulares de, por exemplo, dez em dez minutos. O mais importante é não chegar a sentir aquela sede “monstra” e tomar meio litro de água numa tacada só. Se você não tem onde deixar uma garrafa com líquido, leve uma garrafa pequena na mão mesmo. Talvez não seja muito confortável para quem não está acostumado, mas os benefícios de ter água à mão nesse momento são maiores que o ônus de ter que carregar a garrafinha.

Treino x Verão

1. Coloque algumas caminhadas nos seus treinos, principalmente nos mais longos. Se você vai correr, por exemplo, 1h00 ou 1h30, alterne 9 minutos de corrida com 1 minuto de caminhada (ou 14 minutos por um). Isso pode fazer com que a sua freqüência cardíaca se estabeleça numa zona de menor desgaste e, com isso, a adaptação ao calor se dá de uma forma menos agressiva.

2. Aumente o descanso dos seus treinos intervalados. Nos primeiros treinos, adicione 10 ou 15 segundos aos intervalos. O efeito cumulativo desse aumento no intervalo pode ajudar o seu organismo a manter um ritmo mais puxado, característico desses treinos, sem ficar no limite, algo que você deveria evitar nesse momento.

Para continuar treinando durante os dias de calor, evite os horários de maior temperatura, entre 10h e 16h. Mantenha sua alimentação balanceada e a hidratação elevada. Evite se exercitar sob o sol intenso, faça treinos mais curtos ou dê intervalos maiores. Se durante o treino sentir algum desses sintomas descritos anteriormente, pare imediatamente. Não faz mal algum diminuir a intensidade dos treinos para preservar sua saúde.

Fonte:
www.globoesporte.com/euatleta