Exercicio Físico Requer Orientação Profissional!

Orientação Profissional

Exercício Físico é definido como “qualquer movimento corporal” que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso. Modernamente, o termo refere-se em especial aos exercícios executados com o fim de manter a saúde física, mental e espiritual. Basta apenas escolher a qual se adapte melhor. Qualquer indivíduo pode praticar exercício físico, desde que ele seja bem orientado. Sabemos que os exercícios físicos são um dos pilares da qualidade de vida, além de serem essenciais à saúde. No entanto, praticar atividades físicas de forma inadequada pode gerar uma série de problemas. E isso vale para todas as atividades, desde o treino pesado de musculação até a corrida ao ar livre, pois todas elas exigem esforço por parte das articulações e da musculatura. O ideal é procurar orientação médica e, sempre que possível, ter o acompanhamento de um profissional de Educação Física.

O papel do Profissional de Educação Física situa-se justamente neste contexto: planejar, promover, orientar, controlar e avaliar a prática de esportes e exercícios físicos com a intencionalidade explícita de educar e promover a saúde dos cidadãos que lhe confiaram esta missão. Por isso o trabalho do Profissional envolve técnica (conhecimento profundo da atividade que ensina); ciência (conhecimento do ser humano do ponto de vista biológico, anatomia, fisiologia, psicologia, sociologia, filosofia, etc.) e pedagogia (conhecimento profundo da Arte de Ensinar, que reúne todos os aspectos anteriores sob a luz da didática).

O profissional de Educação Física saberá orientar as pessoas que necessitam de ajuda, tirando proveito necessário das atividades físicas, sem prejudicar a saúde.

Dentre os vários benefícios da prática de exercícios físicos supervisionados por educadores físicos, destaca-se:

  • Diminuição de Riscos e Lesões.
  • Adequação da atividade à meta desejada;
  • Mais motivação, graças ao apoio do Profissional de Educação Física;
  • Obtenção de resultados concretos.

Por isso, se você já pratica sozinho ou está pensando em começar a fazer exercícios físicos, busque locais devidamente apropriados e fiscalizados pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF), órgão responsável por garantir à sociedade que o direito constitucional de ser atendida na área de atividades físicas e esportivas seja exercido por profissionais de Educação Física, além da orientação de um profissional de Educação Física. Isso certamente será determinante para alcançar suas metas em menos tempo e com total segurança.

Fonte:
www.unimedblumenau.com.br
SAFONS, M.P.; PEREIRA, M.M. Didática e Metodologia de Ensino em Educação Física.