Festas de Fim de Ano: Alimentação X Atividade Física

Festas de Fim de Ano: Alimentação X Atividade Física

Fim de ano chegando e o ritmo vai diminuindo. São as tão esperadas festas e férias de fim de ano. Como podemos manter o projeto de boa forma, estilo de vida saudável e minimizar os prejuízos das festividades mês que se inicia?

O mês de dezembro começa e com ele as festas de confraternização do trabalho, almoços e jantares dos amigos, familiares que não estarão presentes na ceia de Natal e com isso a ingestão de gorduras, carboidratos, açucares e bebidas alcoólicas aumentam de forma descontrolada, ganhamos que a gente perceba.

Dicas Alimentares para Ajudar no Período de Festas

Escolha os alimentos que mais gosta, não precisa comer tudo o que tem na mesa, pois assim irá saboreá-los; prefira aves ou carnes magras, evite as mais gordas; tente incrementar alguns pratos com escolhas saudáveis como: farofa com cenoura ou abobrinha ralada, arroz integral, salada com frutas e castanhas salpicadas; aproveite para comer, com moderação, as oleaginosas (castanhas, nozes e amêndoas), pois são ricas em antioxidantes, além de ter em sua composição, gordura monoinsaturada, mais saudável para o nosso organismo; escolha frutas frescas no lugar de doces calóricos como sobremesa; não abuse de bebidas alcoólicas e refrigerantes, pois são ricas em calorias; nos dias que antecedem as festas, continue com a sua reeducação alimentar; caso tenha abusado de gorduras, proteínas, carboidratos ou álcool, faça compensação de calorias e tome bastante água.

Atividade Física no Período de Festas

A prática de atividade física nesta época deve ser planejada de uma maneira que ajude com a mudança de rotina.

Se possível, realize atividades que gosta, optando por atividades em grupo, pois desse modo, amigos e familiares também podem participar. Os exercícios devem ser escolhidos de acordo com as necessidades de cada indivíduo e que lhe proporcione prazer. Com um bom planejamento, orientado por um Educador Físico, os resultados e a promoção da saúde serão muito mais eficazes. Pratique os exercícios físicos de forma moderada, nesta época do ano.

Fonte:
I. Maria Cristina Camisa Nova – Nutricionista
II. www.globoesporte.globo.com
III. www.jornaloimparcial.com.br