Você Sabia que Andar de Bike pode Contribuir para o Bem do Meio Ambiente e Aumento da Expectativa de Vida?

Você Sabia que Andar de Bike pode Contribuir para o Bem do Meio Ambiente e Aumento da Expectativa de Vida?Inúmeros estudos científicos demonstram que a prática regular de exercício físico favorece na diminuição do estresse e fadiga, melhorando o controle físico e equilíbrio emocional, aumentando assim a expectativa de vida do indivíduo. Além de proporcionar inúmeros benefícios ao meio ambiente quando utilizado como meio de transporte no dia-a-dia.

Pedalar é uma atividade muito mais natural do que se possa parecer, trata-se de um exercício em que a pessoa transporta o seu peso corporal, não sobrecarregando músculos e articulações e nem a coluna vertebral, podendo ser praticado por pessoas de qualquer idade e condições físicas (mesmo indivíduos sedentários e acima do peso).

Devido à posição sentada, possibilita uma atividade de maior duração, aumentando os efeitos fisiológicos para o indivíduo praticante, sendo eficaz na perda de gordura corporal, reduzindo níveis de colesterol e triglicerídeos, controlando a pressão arterial, a glicemia, melhorando a circulação sanguínea e a resistência muscular. Podendo também proporcionar bem-estar, sendo mais atrativo do que a caminhada por menor incremento na temperatura corporal provocado pelo exercício físico.

Ao optar pela bicicleta como transporte, deixamos de emitir gases que favorecem o efeito estufa e outros componentes dos combustíveis fósseis, bloqueadores da saída de radiação solar de volta ao espaço, que não é absorvida pela natureza, já que os automóveis são os principais responsáveis pela emissão de CO² (gás carbônico) na atmosfera.

Um transporte sustentável de fácil reciclagem por compor de poucas peças e pouco material, não causando poluição sonora, evitando engarrafamentos no trânsito por ser menor que qualquer veículo automotivo. Você torna-se o trânsito, tendo total controle de seus horários de deslocamento, dependendo apenas do seu desempenho e força de vontade, além de ser um meio de transporte econômico e de fácil manuseio.

Fonte: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/EDUCACAO_FISICA