logo

(19) 3396-9695 | 3396-9685

Ginastica Laboral

Ginastica Laboral Principal

A Ginástica Laboral é conceituada como um programa de exercícios físicos orientado, (alongamento, fortalecimento e relaxamento) de curta duração, aplicado durante a jornada de trabalho para cada setor e sua atividade, com o objetivo de compensar o esforço exigido pela atividade laboral e de desenvolver condições para que as estruturas corporais mantenham o equilíbrio necessário para a manutenção da saúde.

Pode ser dividida em:

  • Preparatória – realizada no início da jornada de trabalho, com duração média de 10 a 15 minutos. Seu principal objetivo é aquecer os grupos musculares que serão solicitados no desempenho das tarefas, fazendo com que se sintam mais dispostos ao iniciar suas atividades;
  • Pausa ou Compensatória – realizada durante a jornada de trabalho com duração média de 10 a 12 minutos, fazendo com que interrompam a rotina para execução de exercícios específicos de compensação aos esforços repetitivos, e as posturas inadequadas nos postos de trabalho;
  • Relaxamento – Ginástica realizada ao término do expediente, com duração média de 10 a 15 minutos. Seu principal objetivo é o trabalho de relaxamento e alongamentos para oxigenar as estruturas musculares envolvidas nas tarefas diárias.

Objetivo do Programa Ginástica Laboral Corporativo

Tem como objetivo minimizar os impactos negativos oriundos do sedentarismo na vida e na saúde, visando benefícios aos colaboradores com o intuito de minimizar os efeitos dos movimentos e posturas repetidos diariamente, que provocam desequilíbrios musculares gerando dores e inflamações, podendo levar alguns casos a DORT (doenças osteomuscular relacionadas ao trabalho) e LER (lesão por esforço repetitivo).

Benefícios

Empresas que já implantaram o Programa Ginástica Laboral comprovam que o investimento para manutenção do mesmo é muito pequeno para os benefícios que ele traz. Os resultados rapidamente percebidos, como o aumento da disposição dos colaboradores para o trabalho, no controle do estresse, na melhoria da relação interpessoal e na redução de ocorrência das doenças ocupacionais.

Há estatísticas que citam retorno de 03 a 05 vezes sobre o investimento aplicado por uma empresa em um programa de ginástica laboral, hábitos saudáveis, considerando faltas, encargos sociais e outros fatores relacionados à saúde, afetando a produtividade da empresa.

  • Alívio das dores corporais e maior bem-estar;
  • Prevenir a ocorrência das doenças ocupacionais;
  • Maior disposição para trabalhar;
  • Reeducação postural
  • Redução do número de acidentes de trabalho;
  • Aumento de produtividade na empresa;