A importância do alongamento dos músculos do nosso corpo
Com o ritmo de vida atual e com a predominância do sedentarismo em nosso dia a dia, a verdade é que nossos músculos tendem a encurtar.
O alongamento é uma das práticas que promovem essa flexibilização aumentando a amplitude de movimento muscular. Reduz as chances de distensão ou até ruptura completa das fibras musculares, o que causa muito desconforto.
Com a prática de alongamentos, o corpo adquire uma série de benefícios. Confira abaixo:
Aumento da flexibilidade muscular
Ao alongar, você promove um estímulo para o músculo, aumentando sua elasticidade sem forçar as articulações. Isso permite que os movimentos realizados sejam mais amplos, tornando a musculatura mais flexível.
Além disso, músculos alongados são mais capazes de gerar força específica para a realização do gesto, garantindo um melhor desempenho.
Redução do risco de lesões
Ao iniciar suas atividades no dia a dia com os músculos em seu padrão normal de flexibilidade, eles terão uma menor propensão a lesões.
Facilidade para realizar as atividades do dia a dia
Algumas atividades muito simples do nosso cotidiano podem se tornar difíceis de realizar ou até mesmo dolorosas quando os músculos estão encurtados.
Essa situação pode limitar alguns movimentos e a sua amplitude. Por isso, alongar adequadamente a musculatura traz muitos benefícios.
Auxílio no relaxamento mental
Esse grupo de movimentos deve ser feito lentamente, e é fundamental buscar o relaxamento durante sua realização. Para conseguir esse resultado, sugerimos colocar uma música suave, manter a respiração lenta, controlada e realizar as atividades com calma.
Assim, você vai perceber vários resultados positivos para a mente: mais tranquilidade, uma consciência corporal mais profunda e até mesmo o alívio de tensões musculares e emocionais.
Introduza o hábito do alongamento em sua rotina e comprove os resultados em seu bem-estar!
Fonte: https://www.ecycle.com.br