BenefÃcios da Atividade FÃsica no Tratamento da Depressão em Idoso
Depressão é uma doença psiquiátrica grave considerada hoje em dia, um problema de saúde notável altamente prevalente na população idosa. Suas causas dentro deste grupo da população configuram-se em um conjunto amplo de componentes como luto e abandono, doenças incapacitantes, entre outros. A atividade física vem como instrumento influenciando na boa qualidade de vida e saúde, mantendo um nível de manutenção corporal fortalecendo músculos articulações e ossos também à melhora desta doença.
A perda do domínio cognitivo e as disfunções físicas no idoso limitam suas condições de viver confortável e satisfatoriamente, além de restringir sua atuação na sociedade, tendo reflexos nos domínios sociais e psicológicos levando-o a depressão. Visando isto, o trabalho através da atividade física dá-se como uma alternativa não-farmacológica no tratamento contra esta doença, sendo influenciador na prevenção e diminuição da intensidade dos sintomas.
Com a realização das atividades físicas e sistemáticas, há aumento e/ou manutenção da aptidão física da população idosa e tem potencial de melhorar o bem-estar funcional e consequentemente diminuir a taxa de morbidade e de mortalidade entre essa população. Além de que, por meio da atividade física, nosso organismo libera dois hormônios que são essenciais para tal tratamento, estes sendo a Endorfina, que promove bem-estar, euforia, alivio, e a Dopamina que promove efeito analgésico e tranquilizante.
A manutenção das funções do aparelho locomotor é a principal responsável pelo desempenho das atividades da vida diária e pelo grau de independência e autonomia do idoso além de proporcionar benefícios como:
- Melhora perfusão sanguínea sistêmica cerebral;
- Reduz os níveis de hipertensão arterial;
- Prevenção de neoapatias;
- Ganho de força muscular;
- Ganho de massa óssea;
- Implementação da capacidade pulmonar;
- Desempenho mais eficiente das articulações;
- Melhor qualidade de vida;
- Prevenção de quedas e acidentes.
Fontes: MORAES, H. ; et all; Artigo derevisão: O exercício físico no tratamento da depressão em idoso: revisão sistemática. Rev. Psiquatr, RS. 2007:29;
STELLA, F. etall,. Depressão no idoso: Diagnóstico, tratamento e benefícios da atividade física. V8, n3, 2002.