Ginástica Laboral e Qualidade de Vida no Trabalho

Ginástica Laboral e Qualidade de Vida no TrabalhoA construção de organizações com características e práticas saudáveis, com foco na saúde biopsicossocial dos trabalhadores, busca planejar atividades que vão ao encontro, tanto das competências individuais, quanto dos objetivos organizacionais, proporcionando significado positivo aos trabalhadores e às empresas que visam à elevação do nível de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT).

Um dos objetivos da promoção da saúde é a transformação dos comportamentos dos indivíduos, com foco no estilo de vida e na modificação de sua maneira de pensar e agir, as atividades e programas de promoção da saúde necessitam concentrar-se emcomponentes educativos, primariamente relacionados com os riscos comportamentais passíveis de mudanças.

Exige-se, portanto, a reflexão dos profissionais da área da saúde - com destaque para o Profissional de Educação Física - avaliar a medida de sua atuação como membro das equipes de saúde ocupacional, tanto na prevenção primária, quanto na promoção da saúde por meio de ações educativas dentro dos programas de ginástica laboral e de exercícios no local de trabalho. A promoção da saúde no local de trabalho é o esforço combinado dos empregadores, dos trabalhadores e da sociedade para melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas no local de trabalho.

Esse esforço consiste em:

  • melhoria da organização do trabalho e do ambiente de trabalho;
  • incentivo à participação dos trabalhadores em atividades saudáveis;
  • disponibilização de escolhas saudáveis;
  • incentivos ao desenvolvimento pessoal.

A atividade física é importante em todas as idades e deveria ser integrada em múltiplos cenários diários. Para muitos adultos, o local de trabalho é um cenário chave para ser fisicamente ativo e reduzir o comportamento sedentário.

O trajeto para e do trabalho, pausas ativas, programas de ginástica laboral, entre outros no local de trabalho, todos oferecem oportunidades para o aumento da atividade física ao longo do dia de trabalho, e podem contribuir para o aumento da produtividade, redução de lesões e absenteísmo. A ginástica laboral é um programa de intervenção, conduzido por Profissionais de Educação Física, composto por uma série de exercícios físicos realizados durante e no local de trabalho, com objetivo de melhorar a aptidão física relacionada à saúde (força e flexibilidade), aspectos psicossociais e bem-estar dos trabalhadores e diminuir a percepção de fadiga e dor, além de promover educação em saúde e motivar a mudança de comportamento para participação com regularidade em algum tipo de atividade física fora do horário de trabalho.

Fontes:
Coleção Literária – CREF4/SP
http://www.who.int/dietphysicalactivity/physical-activity-recommendations-18-64years.pdf