Saúde, como mantê-la?

Muitas pessoas consideram-se saudáveis quando estão sem nenhuma doença, porém a falta de enfermidades não significa saúde.

3Muitas pessoas consideram-se saudáveis quando estão sem nenhuma doença, porém a falta de enfermidades não significa saúde. Dizer que uma pessoa está saudável requer a análise de um conjunto de fatores, tais como qualidade de vida, aspectos mentais e físicos.

Em 1946, a Organização Mundial da Saúde, aprovou um conceito que visava ampliar a visão do mundo a respeito do que seria estar saudável. Ficou definido então que “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

De acordo com esse conceito, percebemos que saúde não é um estado fácil de ser alcançado, uma vez que nem todas as pessoas conseguem viver sem tristezas, sem preocupações e interagindo com o restante da sociedade de maneira harmoniosa. A saúde deve ser vista como uma forma de total bemestar, que é conseguido não através do tratamento de doenças ou sua prevenção, mais sim através de qualidade de vida.

No dia 07 de Abril, comemora-se o Dia Mundial da Saúde. Essa data foi criada em 1948, pela Assembleia Mundial da Saúde, e tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. Essa data foi estabelecida para coincidir com a data de fundação da Organização Mundial da Saúde. (OMS).

Hábitos que ajudam a ter uma saúde mais plena:

Comer melhor: O cuidado com o que vai no seu prato é um dos pontos centrais para alcançar uma melhor qualidade de vida. Uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes, são os heróis da resistência e da longevidade.

Atividade física: dizer não ao sedentarismo traz uma lista extensa de benefícios ao organismo, além de dar mais disposição e energia.

Durma bem: repor as energias do dia com uma boa noite de sono é essencial!

Levante-se da cadeira: a Sociedade Americana de Câncer, descobriu que não é apenas a falta de atividade física que pode encurtar a vida, mais também a grande quantidade de tempo gasto sentado. Tudo porque quando ficamos frequentemente sentados e por muito tempo o nosso metabolismo se altera e influência em fatores como colesterol alto e repouso da pressão arterial, que são indicadores de obesidade, problemas cardio-vasculares e outras doenças crônicas.

Sorria para vida: o bom humor pode manter as pessoas saudáveis e aumentar as chances de uma vida longa.

Não ao cigarro: já parou pra pensar que seu cigarro causa males terríveis ao seu organismo e também das pessoas ao seu redor? Pense nisso!

Cultive boas amizades: conseguimos sentir de longe os benefícios que a convivência com pessoas queridas nos traz.

Aprenda a gostar de você: trabalhe o seu auto conhecimento e sua autoestima para viver melhor. “O conceito que temos sobre nós mesmos é definidor de como nos colocamos e nos portamos na vida, define valor que vamos dar a nossa pessoa, ao nosso trabalho, as nossas opniões, as nossas vontades e aos cuidados para nosso corpo e nossa saúde”. E isso faz toda a diferença. (Vicente Godinho) 

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/